Preloader

Sociedade

Escandinavos estão entre os passaportes mais poderosos do mundo, segundo ranking

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
Escandinavos estão entre os passaportes mais poderosos do mundo, segundo ranking

Os passaportes dos países escandinavos estão entre os mais poderosos do mundo, segundo o Passport Index, ranking elaborado pela empresa de planejamento de cidadania Henley & Partners. A lista é feita com base no números de países em que os detentores do documento podem entrar sem a necessidade de visto.

Todos os passaportes da Escandinávia aparecem entre os dez mais poderosos do ranking. Dinamarca, Finlândia e Suécia, além da Itália, aparecem empatadas na quarta colocação, com acesso livre de seus cidadãos a 187 países. A Noruega (país do especialista em viagens Gunnar Garfors, que aparece na imagem acima com dez de seus passaportes) ficou ao lado de Áustria, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos na sexta colocação, com acesso livre a 184 países. Empatada com Austrália e Nova Zelândia, a Islândia fechou o top 10 do ranking com acesso de seus cidadãos a 181 países.

Segundo a lista, o passaporte mais poderoso do mundo é o do Japão, com o qual seus cidadãos podem entrar em 190 países sem necessidade de visto. Cingapura e Coreia do Sul ficaram em segundo lugar, com 189 países. O Brasil está em 17° no ranking, com 171. Iraque e Afeganistão, com entrada livre somente em 30 países, aparecem em último lugar na lista, que tem ao todo 199 passaportes.

Clique aqui e conheça o ranking completo.

(Foto: Gunnar Garfors)