Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Oslo recebe o título de Capital Verde da Europa para 2019

terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Oslo recebe o título de Capital Verde da Europa para 2019

Oslo já é, oficialmente, a Capital Verde da Europa em 2019. A cerimônia que deu o título à capital norueguesa foi realizada na última sexta-feira (4/1), e dá à cidade, além do reconhecimento de seu desempenho exemplar em iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a missão de atuar como embaixadora do desenvolvimento urbano sustentável.

O Prêmio Capital Verde da Europa tem sido entregue anualmente desde 2010 para cidade que estão na vanguarda da vida urbana ecologicamente correta. A disputa pelo selo é sempre acirrada. Neste ano, Oslo teve que superar as candidaturas de cidades igualmente fortes em iniciativas sustentáveis, entyre elas Lisboa (Portugal), Lahti (Finlândia) e Tallinn (Estônia).

Na cerimônia deste ano, realizada na prefeitura de Oslo, Karmenu Vella, comissário europeu para o Meio Ambiente, Assuntos Marítimos e Pesca, entregou o Livro Verde ao prefeito da cidade, Raymond Johansen. "Qualquer cidade pode sonhar em ser verde, mas é preciso determinação e liderança política para encontrar soluções para os grandes desafios ambientais que enfrentamos hoje", disse Vella. "Isso é o que torna Oslo especial."

Segundo o prefeito Johansen, a cidade pretende usar o ano como Capital Verde da Europa para disseminar conhecimento, inspirar e mobilizar seus cidadãos e empresas para fazer escolhas mais ecológicas. "Combater e adaptar-se à mudança climática é o maior desafio do nosso tempo e não pode ser deixado para outra pessoa, em outro momento, em outro lugar", disse ele. 

O programa Capital Verde da Europa 2019 reuniu quase 200 parceiros para entregar mais de 350 eventos planejados. A lista inclui de grandes conferências internacionais a pequenos eventos nos bairros para os habitantes locais, envolvendo toda a cidade.

(Foto: Jens Kirstein)