O hóquei no gelo e o pesäpallo, uma espécie de versão finlandesa do baseball, estão entre os esportes mais populares do país, o que não significa que os finlandeses fossem indiferentes ao fato de sua seleção de futebol jamais ter disputado uma grande competição internacional. Pois a prova de que o futebol também move paixões na Finlândia foi dada na noite desta sexta-feira (15/11): ao assegurarem vaga na Eurocopa pela primeira vez, os finlandeses celebraram com invasão de gramado (foto), fogos de artifício pipocando por Helsinque e ruas centrais da capital tomadas por fãs ensandecidos.
A conquista veio com uma vitória por 3 a 0 sobre Liechtenstein, em partida válida pela penúltima rodada das eliminatórias da Euro 2020. Com a vitória na Arena Telia 5G, em Helsinque, a Finlândia assegurou o segundo lugar no grupo J das eliminatórias, o suficiente para chegar à competição continental. A Itália ficou em primeiro lugar no grupo.
LEIA TAMBÉM:
- Seleção de futebol iguala premiações de homens e mulheres - na Finlândia
- Conheça Pia Sundhage, a treinadora sueca da seleção brasileira feminina
- O que faz a força das escandinavas no futebol? Mais que dinheiro, oportunidade
Sem nenhum exagero, a chegada à Euro é um marco na história do futebol finlandês. Ao longo de mais de oito décadas, a equipe nacional disputou nada menos que 32 eliminatórias para a Copa do Mundo e para a Eurocopa, sem nunca ter conseguido participar de nenhuma das duas competições.
“Nós sonhamos com esse momento desde que disputamos as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1938", diz o texto postado na conta oficial da seleção no Twitter (ver abaixo). "O sonho de gerações virou realidade, e no próximo verão a Finlândia vai festejar como nunca." O país era o único entre os escandinavos a jamais ter disputado nem o torneio europeu de seleções nem o Mundial.
We have dreamt of THIS since we first attended the 1938 WC Qualifiers.
— Huuhkajat (@Huuhkajat) 15 de novembro de 2019
THE DREAM OF GENERATIONS has come true and next summer the whole Finland will party like NEVER before.
Welcome to follow the #Huuhkajat journey to #EURO2020 FOR THE FIRST TIME EVER!!!!!! ??????? pic.twitter.com/FVcRwaHqe3
Há exatamente um mês, o Scandinavian Way contou a trajetória do atacante Teemu Pukki, o principal jogador da equipe, e como ele estava perto de fazer história com a seleção de seu país. Nesta sexta-feira, logo após a conquista da vaga, o artilheiro mal sabia como expressar sua alegria. "Eu estou sem palavras. É uma loucura. Nós conseguimos!" Ao anotar dois dos três gols da vitória sobre Liechtenstein, Pukki chegou à estupenda marca de nove gols em nove partidas disputadas nas eliminatórias do torneio.
Com popularidade crescente na Finlândia, o futebol certamente deu um novo passo adiante para ganhar mais corações no país. E, se depender do goleiro Lukas Hradecky, logo dará outro: ele sugeriu que o 15 de novembro, dia da conquista da vaga na Euro 2020, se transforme em feriado. "Na minha opinião, esta seria uma boa data para um feriado nacional", disse. "Nós realizamos nosso sonho, e muitas pessoas compartilham essa ideia conosco."
(Em tempo: a Suécia também se classificou para a Euro 2020 nesta sexta ao derrotar a Romênia por 2 a 0. Será a sexta participação consecutiva dos suecos no torneio. A Dinamarca, por sua vez, campeão europeia em 1992, pode também conquistar uma vaga. Os dinamarqueses precisam de um empate na segunda-feira, em jogo decisivo contra a Irlanda, em Dublin.)