Preloader

Escandinávia e Brasil

Scandinavian Day: a transparência inspiradora das empresas escandinavas

segunda-feira, 4 de novembro de 2019
Scandinavian Day: a transparência inspiradora das empresas escandinavas

Elaborado anualmente pelo Banco Mundial, o ranking Doing Business atesta que os países escandinavos estão entre aqueles em que, do ponto de vista das empresas, é mais fácil fazer negócios. Essa boa reputação tem relação, também, com boas políticas de compliance das empresas. Em um outro comparativo internacional, o Compliance Complexity Index, a Dinamarca aparece entre os mais simples para uma companhia operar.

SCANDINAVIAN DAY 2019 - DIA 6 DE NOVEMBRO
- Clique para saber mais sobre o evento e se inscrever

Transparência e compliance são sinônimos de empresas confiáveis, o que dá mais segurança sobre o desempenho de suas operações no longo prazo. É possível nos inspirarmos nas políticas de transparência e compliance dos escandinavos para fortalecermos o setor empresarial no Brasil?

Essa é a proposta do painel "Transparência e Compliance", um dos quatro que integram a programação do Scandinavian Day 2019. A segunda edição do evento, que será realizada nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, tem como tema central "Valores e Negócios: A Experiência Escandinava" (clique aqui para conhecer a programação completa).

Conheça a seguir os participantes do painel:

OLLE WIDÉN
CEO da FinanZero

O sueco Olle Widén é CEO da fintech FinanZero, criada em São Paulo em 2015 com capital de investidores suecos. Com mais de uma década de experiência no mercado financeiro, ele atuou no Reino Unido antes de se estabelecer no Brasil, em 2010, onde atuou na plataforma de informações financeiras Bloomberg. Widén também integra o quadro de diretores da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira.

PAULA PEREIRA
Senior Compliance Officer da Statkraft

Antes de chegar à empresa de energia norueguesa Statkraft, Paula Pereira construiu uma sólida trajetória nas áreas de compliance e combate à corrupção. Além de atuar como atuar como advogada em escritórios brasileiros, foi por cerca de três anos consultora em iniciativas ligadas à Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), a Lei Americana Anticorrupção no Exterior, gerente de compliance anticorrupção da rede Walmart e líder da área de compliance da multinacional Kuehne + Nagel, que atua nos segmentos de transportes e logística.

TORMOD TINGSTAD
Sócio do escritório Kammeradvokaten Poul Schmith

Com mais de duas décadas de experiência em Direito corporativo, Tormod Tingstad dedicou-se nos últimos 15 anos a questões complexas de compliance em vários países. Ao longo desse período, ele atuou, entre outras funções, como Chief Compliance Officer da Yara International e sócio e chefe da área de Direito forense da KPMG Dinamarca. Nascido na Noruega e hoje radicado na Dinamarca, o país com os menores índices de corrupção do mundo, Tormod especializou-se na construção de programas de compliance que estabelecem a cultura de integridade como primeira linha de defesa contra práticas antiéticas. Com formação em Direito pela Universidade de Oslo e também pela London School of Economics, Tormod é sócio do Kammeradvokaten / Poul Schmith, um dos maiores escritórios de advocacia da Dinamarca, onde comanda as equipes de compliance e investigação.

SCANDINAVIAN DAY 2019 - CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E INSCREVA-SE