Preloader

Sociedade

Escandinavos lideram ranking de avanço social dos países

terça-feira, 29 de outubro de 2019
Escandinavos lideram ranking de avanço social dos países

Com cinco das seis primeiras posições, a Escandinávia foi o grande destaque do Índice de Progresso Social 2019, que avalia o desempenho dos países em indicadores como liberdade, educação, saúde, segurança e inclusão. O ranking foi elaborado pela organização sem fins lucrativos americana Social Progress Imperative, em parceria com a consultoria Deloitte.

A Noruega (na foto, o Vale de Flåm) ficou em primeiro lugar no levantamento, que considerou os dados de 149 países. Na sequência apareceram, pela ordem, Dinamarca, Suíça, Finlândia, Suécia e Islândia. Nova Zelândia, Alemanha, Canadá e Japão completaram a lista dos dez primeiros colocados.

LEIA TAMBÉM:
Scandinavian Day debate visão escandinava sobre valores e negócios
Banco Mundial: escandinavos estão entre os melhores para empresas
BBC: lista de mulheres mais influentes tem quatro escandinavas

Para elaborar o ranking, os pesquisadores analisaram, no intervalo entre 2014 e 2019, o desempenho dos países em 51 indicadores, entre os quais estão também nutrição, habitação, e direitos humanos. Segundo a Deloitte, os dados sugerem que houve uma "melhoria geral" do progresso social no mundo no período analisado. A consultoria registra que esse avanço ocorreu a despeito do declínio a que se tem assistido desde 2014 no indicador de direitos pessoais, que inclui, por exemplo, liberdade de expressão, de religião ou acesso à justiça.

Os países foram classificados com notas de 0 a 100. Com o avanço global, a pontuação média passou de 62,16 para 64,47, puxada especialmente pela melhoria em habitação, água e saneamento, acesso à informação e comunicação e acesso ao ensino superior.

"Se o mundo fosse um país, estaria colocado entre a China e a Arábia Saudita no ranking", dizem os autores - chieneses e sauditas apareceram nas posições 89 e 90 do levantamento, respectivamente. Assim como em 2018, o Brasil apareceu na 49 posição.

Clique aqui para ler na íntegra o Índice de Progresso Social 2019.

(Foto: wbirt1/Flickr)

SCANDINAVIAN DAY 2019 - CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E INSCREVA-SE