Preloader

Sociedade

Pela paz digital, finlandeses querem criar o emoji do perdão

quarta-feira, 25 de setembro de 2019
Pela paz digital, finlandeses querem criar o emoji do perdão

Se os ânimos da humanidade andam exaltados nas discussões virtuais travadas em redes sociais e aplicativos de mensagem, um grupo de finlandeses quer estimular a paz com um instrumento típico da comunicação na era digital: com um emoji do perdão. 

Uma coalizão de organizações finlandesas voltadas a ações de caridade e de construção da paz está liderando uma campanha global para a criação de um ícone digital que, se aprovado, passará a estar disponível para os milhões de usuários de smartphones de todo o mundo. As ideias para o emoji do perdão incluem folhas de videira aplicadas sobre um coração, duas pessoas de diferentes etnias apertando as mãos em frente a um coração e um coração com um curativo colocado sobre ele.

LEIA TAMBÉM:
Suecos criam "Hatometen", o robô que combate o discurso de ódio nas redes
Multicampeã: Islândia é eleita mais uma vez o país mais pacífico do mundo
The Economist: dos oito países mais democráticos do mundo, cinco são escandinavos

“Em nossa cultura moderna de comunicação digital, os emojis são uma maneira essencial de expressar sentimentos humanos sem o uso de palavras”, disse ao jornal britânico The Guardian Tuomo Pesonen, da Igreja Luterana da Finlândia. Ele é um dos idealizadores da campanha #forgiveemoji. "Ficamos surpresos ao perceber que a seleção oficial de emojis tem dezenas de gatos diferentes e até dois desenhos de zumbis, mas não há emojis para perdoar alguém."

Segundo Pesonen, a campanha pretende promover uma mensagem de paz e entendimento mútuo em todo o mundo. A ideia é que a existência de um emoji para pedir desculpas ajude as pessoas a adotar o conceito do arrependimento e do perdão em sua comunicação diária.

Os idealizadores da campanha vão apresentar o emoji vencedor ao Unicode Consortium. Essa organização sem fins lucrativos coordena o desenvolvimento do Unicode, padrão adotado mundialmente que permite que todos os caracteres de todas as linguagens escritas utilizadas no planeta possam ser representados em computadores.

Segundo os ativistas finlandeses, há hoje 3.019 emojis oficiais, de rostos bocejantes a falafels, de bandeiras de países ao onipresente cocô sorridente. Neste ano, o ícone de uma gota de sangue, criado para identificar quando jovens estão em período menstrual. Desenvolvido a partir de uma campanha da Plan International UK, instituição de caridade que defende os direitos das meninas, o ícone foi criado com a ideia de reduzir o estigma da menstruação.

Antti Pentikäinen, da Deaconess Foundation, organização sem fins lucrativos que ajuda pessoas carentes, disse que a reconciliação é a chave para disseminar a paz. "Sem o perdão, os conflitos continuam em ciclos e pioram", diz ela. “Precisamos urgentemente aprender melhor como nos reconciliarmos. Essa capacidade é necessárias em todos os lugares. Diferentes maneiras de incentivar desculpas e perdão são uma parte essencial desses esforços, e isso inclui o ambiente das redes sociais."