Preloader

Inovação

Empresa sueca lança robô que interage, mostra emoções e conversa (até em português)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
Empresa sueca lança robô que interage, mostra emoções e conversa (até em português)

A empresa sueca Furhat Robotics acaba de lançar um robô que demonstra "empatia", reage às emoções de seu interlocutor e consegue conversar em mais de 30 línguas, inclusive em português. A criação da Furhat (ou, em inglês, "chapéu de pele animal", o que explica a divertida foto de divulgação feita pela empresa) é um passo adiante no desenvolvimento de robôs humanóides, entre os quais a falta de um "toque humano" é notória.

O robô da companhia sueca foi criado para ser utilizado em áreas de atendimento ao cliente, em diferentes segmentos. Como reage a fatores como expressão facial e tom de voz de quem conversa com ele, o robô tem sido visto como uma solução para o treinamento de vendedores, por exemplo, profissionais que têm que conversar com clientes o tempo todo (em um de seus vídeos de divulgação, aliás, o robô simula a voz, o tom e as expressões de uma cliente esbravejando em uma loja de sapatos. Assista ao vídeo abaixo).

 

 

A tecnologia já foi testada no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. Nessa experiência, ela ajudou os passageiros a encontrar portões de embarque ou informações sobre serviços dentro do terminal.

O robô é um busto no qual se aplica uma máscara magnética com formatos humanos. Atrás dela, um projetor exibe o que será o rosto a ser visto pelo interlocutor. Como a imagem da projeção é que define o que o interlocutor vai ver, o robô poderá ter feições de homem, mulher, personagens de ficção ou mesmo animais.

No fórum de tecnologia e inovação Web Summit, realizado em Lisboa em novembro, o robô estava sendo oferecido por 15 mil euros a universidades que quisessem comprá-lo para desenvolver suas funcionalidades, segundo o site português Dinheiro Vivo. Para pessoas e empresas, havia a opção de aluguel por 2 mil euros por semana.