Preloader

Sociedade

Finlândia avança em ranking e tem agora o segundo passaporte mais poderoso do mundo

terça-feira, 9 de julho de 2019
Finlândia avança em ranking e tem agora o segundo passaporte mais poderoso do mundo

A Finlândia tem o segundo passaporte mais poderoso do mundo, segundo a nova edição do Henley Passport Index, ranking elaborado pela empresa de planejamento de cidadania Henley & Partners. A lista é feita com base no números de países em que os detentores do documento podem entrar sem a necessidade de visto.

Os finlandeses avançaram no ranking, no qual apareciam na quarta posição em 2018. Eles estão agora empatados na segunda posição com Alemanha e Coreia do Sul: os passaportes dos três dão acesso a 187 países sem que seja preciso obter visto. Japão e Singapura dividem o primeiro lugar, com 189.

LEIA TAMBÉM:
"Alugue um finlandês": como é o novo programa do país para atrair turistas
Conheça Bergen, que acaba de ser eleita a cidade mais bonita da Noruega
Game of Thrones acabou, mas deixa legados - entre eles, a explosão do turismo na Islândia

Todas as nações escandinavas estão entre as dez mais bem-colocadas no levantamento. A Dinamarca está em terceiro lugar, com seu passaporte dando livre acesso a 186 países. A Suécia figura em quarto lugar, a Noruega, em sexto, e a Islândia, em nono, com seus passaportes dando acesso a 185, 183 e 180 países, respectivamente.

"Com algumas exceções, as últimas edições do Henley Passport Index mostram que os países veem, cada vez mais, a abertura a entradas sem visto como crucial para o seu progresso econômico e social", disse, em comunicado, Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e criador do ranking.

O Brasil caiu uma posição no ranking na edição deste ano, figurando agora em 18º lugar, com o passaporte brasileiro dando acesso a 169 países. Em 2018, o passaporte brasileiro permitia acesso a 171 países. O Afeganistão é o último colocado: os portadores de passaporte afegão só têm acesso sem visto a 25 países.

Clique aqui e conheça o ranking completo.