Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Em novo projeto sustentável, Copenhague cria "campeonato" de recolhimento de lixo

segunda-feira, 1 de julho de 2019
Em novo projeto sustentável, Copenhague cria "campeonato" de recolhimento de lixo

Conhecida por suas iniciativas sustentáveis, Copenhague acaba de lançar mais uma - e que vai colocar seus moradores para competir por quem mais recolhe resíduos na cidade. Com a iniciativa, os habitantes da capital dinamarquesa são encorajados a pegar lixo, tirar uma selfie e postar no Facebook ou no Instagram usando a hashtag #takforskrald (ou "obrigado pelo lixo") ou entrar no Snapchat e enviar seu snap para "kbhkommune", referência, em dinamarquês, ao município de Copenhague.

LEIA TAMBÉM:
Copenhague e Helsinque aparecem entre as cidades com melhor qualidade de vida do mundo
Dinamarca quer construir nove ilhas para expandir distrito industrial de Copenhague
Copenhague é a cidade a visitar em 2019, segundo o Lonely Planet

A competição vai até 12 de agosto. Encerrado o prazo, a cidade vai realizar um sorteio entre os participantes, no qual o prêmio também tem relação direta com as iniciativas sustentáveis da cidade: uma bicicleta de carga, ou "cargo bike", de crescente popularidade na capital.

Os participantes podem enviar quantas fotos quiserem para o concurso. A única exigência é que, para participar do sorteio, as pessoas recolham lixo apenas em Copenhague, que persegue a meta de se transformar na primeira capital nacional do mundo a neutralizar suas emissões de carbono.

Esta não é a primeira iniciativa da capital dinamarquesa anunciada neste ano para dar melhor destino a seus resíduos. Em uma delas, a cidade - na qual as latas de lixo das ruas são inclinadas (foto) para que os ciclistas possam atirar seu lixo enquanto pedalam - criou uma pista de esqui em um prédio que hoje abriga uma estação de tratamento de rejeitos. Incinerado, o material levado à estação se transforma em fonte de energia tanto para produzir eletricidade quanto para o aquecimento urbano.