Preloader

Inovação

Finlândia e Suécia terão centros de inovação desenvolvidos pela Coreia do Sul

quarta-feira, 12 de junho de 2019
Finlândia e Suécia terão centros de inovação desenvolvidos pela Coreia do Sul

O Ministério de Pequenas e Médias Empresas e Startups da Coreia do Sul assinou no início desta semana um memorando de entendimento com o Ministério de Assuntos Econômicos e Emprego finlandês para criar na Finlândia (na foto, Helsinque, a capital) um Centro Coreano de Startups (KSC, na sigla em inglês). Neste sábado, os coreanos também devem firmar um acordo semelhante com o Ministério de Empresas e Inovação da Suécia.

Os KSCs da Finlândia e da Suécia funcionarão como incubadoras. Nesses escritórios compartilhados, serão oferecidas oportunidades de networking e conferências de investidores de empresas coreanas, finlandesas e suecas para estimular a troca de informações entre startups e potenciais financiadores dos empreendimentos.

LEIA TAMBÉM:
Finlândia é, mais uma vez, escolhida para receber novo data center do Google
Suécia é uma das líderes globais em registros de patentes da indústria 4.0
Suécia importa projeto finlandês de ensino de inteligência artificial à população

Os acordos unem três das nações mais inovadoras do planeta. A Coreia do Sul está no topo do ranking de países inovadores elaborado pela agência Bloomberg. Nessa mesma lista, a Finlândia - que organiza o Slush, o maior festival de startups do mundo - aparece na terceira colocação e a Suécia, na sétima. Os suecos formam um dos principais celeiros dos chamados unicórnios, startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Nove delas já nasceram no país.

Além de criar os centros de inovação, a Coreia do Sul planeja trabalhar com as duas nações para trocar informações sobre o ambiente de startups e fortalecer os laços dos países nessa frente, o que ajudará as startups sul-coreanas a entrar no mercado escandinavo. Os acordos fazem parte da agenda do presidente coreano Moon Jae-in, que nesta semana visitará Finlândia, Suécia e Noruega. 

A iniciativa corena não se limita aos países escandinavos. Segundo o governo do país, serão criados KSCs em Seattle, nos Estados Unidos - com abertura prevista para agosto - em Gurgaon, na Índia, que deve entrar em operação em setembro. As unidades finlandesa e sueca devem ser inauguradas em 2020.