Preloader

Sociedade

Conheça Bergen, que acaba de ser eleita a cidade mais bonita da Noruega

quarta-feira, 5 de junho de 2019
Conheça Bergen, que acaba de ser eleita a cidade mais bonita da Noruega

Em um concurso de promoção do turismo realizado anualmente pelo governo norueguês, Bergen, na costa oeste, acaba de ser eleita a cidade mais bonita da Noruega. Na fase final da competição, o município de 280 mil habitantes superou a concorrência de Moss e Voss. Todas as cidades e vilas norueguesas, grandes e pequenas, eram elegíveis no concurso.

As três finalistas deste ano trabalharam para desenvolver áreas urbanas atraentes com bons espaços públicos e locais de moradores e turistas, apesar de tamanhos muito diferentes - Moss e Voss têm 32 mil e 14 habitantes, respectivamente. Mas Bergen ganhou a preferência dos jurados porque, segundo eles justificaram na escolha, a cidade criou um projeto urbanístico ao mesmo tempo "ousado e inovador".

LEIA TAMBÉM:
Helsinque e Copenhague aparecem entre as cidades com melhor qualidade de vida do mundo
Cidade norueguesa rejeita projeto de vender gelo de glaciar a bares
Conheça Longyearbyen, a cidade norueguesa na qual é "proibido morrer"

“Bergen adotou abordagens corajosas e inovadoras para criar uma cidade atraente. Expertise, diálogo e colaboração interdisciplinar são ferramentas importantes, e a cidade deu grande destaque aos espaços urbanos e às novas conexões, que a tornam atraente também fora de seu centro histórico ”, disse a jurada Alexandria Algard.

Um dos critérios avaliados pelo júri era como cada finalista lidava com a sustentabilidade. “Bergen é um município de desenvolvimento urbano voltado para o futuro. Nos últimos anos, ela deu vários passos para deter a expansão urbana e orientar o desenvolvimento urbano em uma direção sustentável”, concluiu o júri.

Segundo o regulamento, o prêmio para o desenvolvimento urbano sustentável destina-se a destacar medidas inovadoras, estratégias e formas de cooperação que promovam melhores condições ambientais, de saúde e de vida nas cidades e vilas e facilitem o bom uso da terra e transporte e energia ambientalmente corretos. A cidade recebeu uma placa e um certificado, além de um prêmio em dinheiro de 250 mil coroas (R$ 110 mil). Nas edições anteriores, Kristiansand (2018), Fredrikstad (2017), Bodø (2016) e Trondheim (2015) foram as vencedoras.