Preloader

Sociedade

Em novo ranking, Dinamarca e Suécia aparecem entre os países mais competitivos do mundo

quinta-feira, 30 de maio de 2019
Em novo ranking, Dinamarca e Suécia aparecem entre os países mais competitivos do mundo

Dinamarca e Suécia estão entre as dez economias mais competitivas do mundo, segundo a nova edição do ranking World Competitiveness Yearbook, elaborado pela escola de negócios suíça IMD. Embora tenham caído duas posições em relação a 2018, os dinamarqueses permaneceram no top 10, enquanto os suecos mantiveram a nona colocação alcançada no ano passado. 

Criada em 1989, a pesquisa leva em consideração 235 indicadores de cada um dos 63 países avaliados. Esses indicadores são agrupados em quatro grandes categorias: performance econômica, eficiência governamental, eficiência dos negócios e infraestrutura.

LEIA TAMBÉM:
Finlândia retorna à lista dos 25 melhores destinos para investimentos do mundo
Finlândia e Suécia estão entre os países mais inovadores do mundo, segundo ranking da Bloomberg
Escandinavos estão entre os países mais atrativos para talentos, diz pesquisa

Foi nesta última categoria que dinamarqueses e suecos tiveram seu melhor desempenho, ocupando, respectivamente, a terceira e a quarta posições. Logo atrás, em quinto, aparece a Finlândia, que, no ranking geral, ficou na 15ª colocação, uma acima da ocupada na edição da pesquisa elaborada em 2018. Noruega e Islândia, por sua vez, apareceram na 11ª e na 20ª posições em 2019, respectivamente.

Neste ano, Singapura superou os Estados Unidos e apareceu como a economia mais competitiva do mundo, deixando os americanos em terceiro lugar - Hong Kong ficou em segundo. O Brasil subiu um degrau em relação a 2018, mas, em 59º, seguiu entre os cinco últimos colocados.

Clique aqui e veja o ranking completo.