Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Dinamarca quer que Apple, Facebook e Google paguem por novos parques eólicos

quarta-feira, 17 de abril de 2019
Dinamarca quer que Apple, Facebook e Google paguem por novos parques eólicos

A Dinamarca decidiu pedir para que Apple, Facebook e Google financiem os parques eólicos que serão necessários para fornecer energia para abastecer os data centers que as três gigantes de tecnologia vão construir no país. A abundância de energia sustentável em território dinamarquês atraiu os projetos das empresas, mas, segundo um novo relatório, o alto consumo previsto para as novas estruturas pode exigir o uso de combustíveis fósseis para complementar a oferta.

A Aliança Verde Vermelha, um partido oposicionista de esquerda que tem 14 assentos no Parlamento, quer proibir novos data centers até a promulgação de uma lei que assegure que nenhum empreendimento comprometa os esforços da Dinamarca para alcançar a neutralidade do carbono. A legenda pode acabar dando apoio parlamentar a um novo governo de coalizão de esquerda após as eleições de 17 de junho.

Os data centers devem consumir cerca de 7 terawatts-hora por ano, o equivalente a 17% do consumo de eletricidade da Dinamarca em 2030, de acordo com um relatório de 11 de abril do Conselho Dinamarquês sobre Mudança Climática. Mesmo quando se considera os impostos e taxas de energia pagos por esses centros, eles ainda custarão à Dinamarca cerca de 400 milhões de coroas suecas (quase R$ 240 milhões) por ano por causa dos custos que a expansão da capacidade eólica offshore exigiria.

Apple, Facebook e Google disseram que querem que seus centros funcionem com energia verde e publicaram planos para parques eólicos. Mas, segundo o Conselho Dinamarquês sobre Mudança Climática, esses planos ainda carecem de detalhes e de um compromisso firme. Também não está claro se os novos parques receberiam subsídios estatais.

"Grandes empresas globais não devem usar a transição verde e até mesmo sobrecarregar os consumidores de energia dinamarqueses com a lei", disse Soren Egge Rasmussen, porta-voz de energia da Aliança Verde Vermelha.

A Apple está construindo um data center de US $ 1 bilhão na cidade de Viborg, no oeste da Dinamarca, que, quando ficar pronta, será uma das maiores estruturas do gênero do mundo. O Facebook tem planos para um centro perto da cidade central de Odense, enquanto o Google comprou terras para um centro de dados na vizinha Fredericia. As três empresas compraram ou reservaram áreas em outros lugares para centros adicionais, embora o Facebook tenha dito no mês passado que abandonaria os planos para um segundo.