Preloader

Escandinávia e Brasil

Ex-vendedor de rações para cães cria a mais nova empresa aérea dinamarquesa

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Ex-vendedor de rações para cães cria a mais nova empresa aérea dinamarquesa

"Eu já corri 56 maratonas. Quando corro, costumo ter boas boas ideias." Thomas Hugo Møller é um empreendedor inquieto - e não apenas por causa do número impressionante de maratonas de que já participou. Aos 39 anos, esse pai de seis filhos e ex-vendedor de ração para cães é o criador da Great Dane Airlines, a mais nova empresa aérea da Dinamarca.

A empresa ainda está em fase de estruturação. No momento, Møller e seu time dedicam-se ao recrutamento de pilotos e comissários - uma tarefa, aliás, que fala ao coração do empresário, que, além de, tudo, é também um piloto treinado. 

A companhia ficará baseada em Aalborg, a quarta maior cidade dinamarquesa, e atuará no segmento de voos fretados e corporativos. A Great Dane tem uma ligação com o Brasil, já que suas duas aeronaves foram fabricadas pela Embraer - os Embraer 195, de 118 assentos, foram as aeronaves escolhidas.

O jornal Ekstra Bladet conta que Møller teve a ideia de criar uma companhia aérea quando ainda comandava sua empresa de venda de ração para cães. Ele decidiu vender o negócio para se dedicar ao sonho de fazer dinheiro nos céus. Para levar o plano adiante, o empresário precisava de um parceiro - que estava logo ali, a poucos passos de distância. Duc Nguyen, de 40 anos, é economista formado e agora cofundador e diretor financeiro da Great Dane. 

Møller e Nguyen são vizinhos e têm filhos da mesma idade (o mais velho de Møller tem 16 anos e os mais novos, gêmeos, três). A primeira conversa que tiveram sobre o projeto foi no cercado do jardim de infância a que levam seus pequenos. "É muito inteligente trabalhar com seu vizinho quando você passa tantas horas com ele", diz Duc.

Inicialmente, a Great Dane Airlines fará voos para Nice (França), Dublin (Irlanda) e Edimburgo (Escócia), informa o site da companhia. De acordo com o blog Live and Let’s Fly, a rede será ampliada se esses primeiros destinos forem bem-sucedidos. A venda de passagens começa no dia 1º de março.

Para além de pequenas empresas que operam voos charter, a Dinamarca tem as companhias aéreas Sun-Air (que atua em parceria com a British Airways), DAT e a maior delas, a SAS, que é dinamarquesa, norueguesa e sueca.

Em tempo: Thomas Møller decidiu se desfazer de seu negócio de rações para se dedicar ao novo projeto, mas isso não significa que ele tenha deixado os cães totalmente no passado: "great dane" (ou "grande dinamarquês, em tradução literal) é o nome da raça de cachorro chamada no Brasil de dogue alemão.

(Foto: Ernst van Norde/reprodução)