Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Seca mais severa em quatro décadas mata 30% das árvores jovens na Dinamarca, mostra estudo

Estiagem que afetou o país em 2018 foi a mais intensa desde a década de 70; nas florestas privadas, mortalidade de novas plantas chegou a até 100%.

Crianças que vivem em meio à natureza tornam-se adultos mais felizes, diz estudo dinamarquês

Pesquisa avaliou quase 1 milhão de pessoas e constatou que contato com espaços verdes na infância reduz em 55% o risco de doenças mentais no futuro.

Qualidade do ar de Islândia e Finlândia é a melhor do mundo, diz estudo

Os dois países lideraram o levantamento, no qual Suécia e Noruega também apareceram entre os dez primeiros colocados.

Finlândia vai abolir o uso de carvão mineral na geração de energia

Parlamento finlandês aprovou a proposta, que passa a valer em maio de 2029; medida reforça o trabalho de redução da emissão de poluentes.

Para preservar espécies, Noruega fará seu primeiro "censo de insetos"

Autoridades anunciaram a iniciativa dias depois da publicação da pesquisa que revelou o risco de total extinção dos insetos no planeta em apenas 100 anos.

Quem é Greta Thunberg, a adolescente sueca que virou símbolo de luta contra o aquecimento global

Aos 16 anos, a jovem tem liderado greves de estudantes em vários países com a mensagem "para que ir à aula se não temos futuro?".

Cozinha de aluguel: em vez de vender móveis, a sueca Ikea testa novo modelo de negócios

Com abordagem mais sustentável, a maior varejista de mobiliário e decoração do mundo inova ao lançar operação em que vai alugar móveis de escritório e também de uso doméstico.

Copenhague transforma estação de tratamento de lixo em pista de esqui

Prédio a dez minutos do centro da capital dinamarquesa produz energia a partir da queima de resíduos - e, agora, também é um local de diversão para a população.

Noruega elege novo inimigo na luta contra mudanças climáticas: as balsas a diesel

Até 2025, governo do país quer acabar de vez com o uso dos ferry boats movidos a derivados de petróleo .

Ônibus elétricos vão funcionar como bibliotecas itinerantes em Gotemburgo, na Suécia

Veículos produzidos pela Volvo entrarão em operação em 2020; cidade vai disseminar cultura com um modelo que consome até 80% menos energia que um movido a diesel.

"Bunker do apocalipse", na Noruega, está ameaçado pelas mudanças climáticas

Aquecimento do planeta pode começar a descongelar o solo que protege as sementes guardadas no local; material servirá para repovoar a Terra em caso de uma catástrofe global.

Para combater mudanças climáticas, a Dinamarca até enterra CO2

Pesquisadores do país estão desenvolvendo técnica em que o gás carbônico é injetado no solo em vez de liberado na atmosfera.

Na luta contra mudanças climáticas, Dinamarca compra carros velhos para tirá-los das ruas

Governo acaba de elevar para o equivalente R$ 2,8 mil o valor oferecido por veículos movidos a diesel fabricados antes de 2006.

Países da Escandinávia vão unir forças para combater mudanças climáticas

Acordo entre Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia prevê iniciativas como a antecipação de ações para a redução de emissões de poluentes.

Na Suécia, carros a diesel ou gasolina serão peça de museu a partir de 2030

Em seu esforço para reduzir emissões de poluentes, país decidiu que, daqui a 11 anos, automóveis novos movidos a derivados de petróleo não serão mais vendidos.

Ilha norueguesa luta para resgatar "bomba tóxica" nazista que naufragou há 74 anos

Submarino alemão que está no fundo do mar desde a Segunda Guerra Mundial contém 65 toneladas de mercúrio, uma das toxinas mais mortais que existem.

Dinamarquesa Chr. Hansen é eleita a empresa mais sustentável do mundo

Com 145 anos de existência e uma unidade no Brasil, companhia de biociência apareceu no topo do ranking Global 100; das quatro primeiras colocadas, três são escandinavas.

Suécia cria o maior restaurante de comida natural (e gourmet) do mundo

Com projeto "The Edible Country" ("O País Comestível"), visitantes não só farão sua própria comida: eles terão que buscar os ingredientes na natureza.

Finlândia está perto de concluir um inédito "depósito eterno" para lixo nuclear

Obras da rede de túneis começaram em 2004; primeiros tonéis com material radioativo serão levados para o local no início de 2020.

O que Copenhague pode nos ensinar para reduzirmos a emissão de poluentes

Em artigo exclusivo para o Scandinavian Way, a consultora Pernille Jægerfelt Mouritsen, da Nordic Sustainability, mostra três iniciativas da capital dinamarquesa que poderíamos copiar.

Dinamarca está perto de viver escassez de alimentos orgânicos, diz pesquisa

O país é considerado um dos mais avançados do mundo na adoção da agropecuária orgânica, mas a demanda cresceu muito mais que a oferta nos últimos anos.

Na cidade mais ao norte do mundo, trilheiros ganham descanso em cabana futurística

Pontos de parada, construídos em Hammerfest, foram idealizados pela Associação Norueguesa de Trekking para facilitar o acesso a quem é iniciante nas trilhas.

Campanha na Dinamarca sugere menos impostos para quem vai para o trabalho de bicicleta

Iniciativa já tem o apoio da poderosa Confederação das Indústrias do país, que já é conhecido pelo amplo uso dos pedais no dia a dia.

Com reciclagem e incineração, apenas 1% do lixo finlandês vai para aterros

Números de 2017, que acabam de ser divulgados, mostram evolução em um quadro que já era invejável - no ano anterior, 3% do lixo finlandês ia parar em aterros.

Noruega vai inaugurar neste ano o maior prédio de madeira do mundo

Edifício terá 18 andares; segundo criadores do projeto, o material foi escolhido porque gera menos poluentes que estruturas de concreto.

Oslo recebe o título de Capital Verde da Europa para 2019

Capital norueguesa recebe título que reconhece seu papel de vanguarda em iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Gotemburgo, na Suécia, é o destino turístico mais sustentável do mundo; veja ranking

Cidades escandinavas dominam o Global Destination Sustainability Index, ocupando todas as seis primeiras posições.

Como a Finlândia fabrica roupa com madeira usada

Vestido usado pela primeira-dama Jenni Haukio lançou holofotes sobre uma inovação que causa menos danos ao meio ambiente que as fibras sintéticas ou mesmo o algodão.

Com forte incentivo do governo, Noruega vive a revolução dos carros elétricos

No país, 30% dos novos veículos comercializados têm cabos plug-in em vez de tanques de gasolina; gratuidade em pedágios, balsas e taxas de registro, atém, de abatimento no imposto de importação, estimulam a guinada de mercado.

Noruega fecha acordo com a União Europeia para reduzir emissão de poluentes

Documento reitera o compromisso assumido pelos noruegueses no Acordo de Paris e torna o país um "membro" da UE na área ambiental.

A nova frente de batalha da Dinamarca contra o aquecimento global: os cosméticos

País vai banir temporariamente o uso de microesferas plásticas na fabricação de produtos de beleza, como esfoliantes e xampus, para reduzir a emissão de poluentes e a contaminação de oceanos.

Na Dinamarca, até os crematórios querem salvar o planeta

Ao adotar uma forma renovável de gás propano, o crematório de Aarhus, a segunda maior cidade dinamarquesa, vai reduzir suas emissões de dióxido de carbono em 200 toneladas por ano.

Dinamarca lidera ranking global de ações contra mudanças climáticas, diz estudo

País foi o que mais avançou nos últimos anos em medidas como adoção de energias renováveis e redução do consumo de combustíveis fósseis, segundo relatório de pesquisadores britânicos.

Noruega será o primeiro país do mundo a proibir biocombustíveis gerados por desmatamento

Votação histórica do Parlamento norueguês nesta segunda-feira coloca o país na vanguarda do combate ao desmatamento em países produtores de matérias-primas como o óleo de palma.

Milagre de Natal: norueguês fotografa raríssima rena branca

Avistar uma rena branca é considerado sinal de sorte pelos lapões; registro foi feito no norte da Noruega.

Empresa da Noruega vai usar restos de peixe para abastecer navios de cruzeiro

A operadora de cruzeiros norueguesa Hurtigruten planeja usar peixes mortos para alimentar alguns de seus navios, segundo informou a companhia na última segunda-feira (26/11). Sobras de peixe morto serão misturadas com outros resíduos orgânicos para fazer um biogás liquefeito a ser usado.